Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Parque Lagoa Seca x Empreendimento Burle Marx

O Parque lagoa Seca, se trata de uma área hoje explorada pelas mineradoras Lagoa Seca e Magnesita que estão no terreno a cerca de 50 anos. No fim desta exploração estava previsto pelas condicionantes 28 e 29 da licença operatória a restauração da área e a construção de um parque ecológico de uso público na área degradada.

O suposto parque seria localizado na Serra do Curral entre os bairros Sion e Belvedere, integrando um corredor ecológico que iria da Mata da Baleia ao Parque do Rola Moça.

O Empreendimento Burle Marx se trata de um trabalho que as construtoras Caparaó e Patrimar estão planejando implantar na área destinada ao parque, com o argumento de que será um empreendimento ecológico. O problema é que não será apenas alguns prédios e sim um bairro, o mega empreendimento terá tanto habitações como áreas comerciais e de serviço, envolvendo até um shopping e um hotel.

A área em questão estão em zoneadas como ZPAM (Zona de Proteção Ambiental) e ZPI ( Zona de Proteção Integral) em plena Serra do Curral. Zoneamentos esses que já pedem pelos seus próprios nomes proteção.

O projeto Burle Marx visa realmente um distanciamento razoável entre os prédios, uma altimetria media e muito espaço verde e permeável. Mas a questão é que a área já foi muito degradada pelas mineradoras e precisam serem restauradas e devolvida para a natureza, pois se todas as construtoras tiverem a desculpa de um projeto ecológico para construir em área de preservação vão se acabar tais áreas.

Daí foi criado o movimento Pró- Parque Lagoa Seca, que é um grupo de moradores da região indignados com a suposta troca de uma área ambiental preservada por mais concreto e poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário