Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A constante renovação da licença de funcionamento da Mina da Lagoa Seca traz insegurança para a preservação da região

O Movimento Ecológico Pelo Parque Lagoa Seca trabalha em prol da criação do Parque que estabelecerá um cinturão de unidades de conservação em torno do maciço que se estende na BR 040 (bairro Belvedere à região do Taquaril). Para lutar pela criação do Parque, o Movimento está convidando a população a assinar a petição que reivindica a conservação dessa importante área de aproximadamente 5.000.000 m² - porção que falta ser agregada à proteção da Serra do Curral na região Centro Sul da cidade. A criação do Parque Lagoa Seca tem como objetivo proporcionar à população de Belo Horizonte mais opções de lazer em áreas verdes protegidas, propiciando mais qualidade de vida e proteção integral a Serra do Curral. O movimento acredita que a área hoje ocupada pela Mineração Lagoa Seca não mais é viável à exploração mineral na maior parte do terreno. A constante renovação da licença de funcionamento da Mina da Lagoa Seca traz insegurança para a preservação e promoção desse importante território municipal.

Mineração Lagoa Seca: crime contra a natureza e a população do Belvedere

A renovação da Licença de Operação concedida à Indústria de Madeira Imunizada Ltda (IMA)/Mineração Lagoa Seca, pela Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, Secretaria Adjunta de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em abril de 2005, por um prazo de sete anos, expira em 2012. Esse é o último licenciamento ambiental concedido à mina de céu aberto, sendo, portanto, irreversível, segundo a Associação dos Moradores do Bairro Belvedere. Conforme decisão do Comam, entre as 36 condicionantes da renovação da licença de operação nº 57/99, três estão sendo pleiteadas pelos moradores de forma mais incisiva. A primeira delas, exige que se execute o programa de reabilitação de áreas degradadas. As seguintes são as que obrigam a apresentação de diretrizes e escopo de projeto para a área de mineração a céu aberto, de propriedade dos empreendedores, para destinação de uso coletivo público futuro, a ser implantada imediatamente após o término de cada lavra. As exigências estão em debate junto a entidades ambientalistas e apoiadores do Movimento em Prol da Criação do Parque Lagoa Seca.

Problemas causados aos moradores

Entre os vários problemas enfrentados por moradores, há anos, estão os provocados com a atividade mineradora dentro do perímetro do bairro, gera uma série de prejuízos e intranqüilidade de todos os moradores. Alguns desses problemas já conhecidos como a detonação diária provoca trepidação e rachaduras em residências e o trânsito diário de carretas com cargas entre 40 e 60 toneladas compromete o tráfego e a segurança na porta de escolas, clínicas médicas, residências e mesmo em frente a lojas comerciais.

Fonte: Site Gestão Pública http://www.gestaopublicainterativa.com.br/ler_noticia.php?u=a-constante-renovacao-da-licenca-de-funcionamento-da-mina-da-lagoa-seca-traz-inseguranca-para-a-preservacao-da-regiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário